Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Celina apresenta PL que institui a Semana de Prevenção da Mortalidade Materna no DF


A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), apresentou o Projeto de Lei 435/2015, que institui a Semana de Prevenção, Combate e Redução da Mortalidade Materna no Distrito Federal.
“Só em 2013, 65 mil mulheres morreram no Brasil por complicações no parto, durante ou após a gestação, ou causadas por sua interrupção. Só no DF, entre 2005 e 2014, foram 640 mortes. Por isso a conscientização e a prevenção são imprescindíveis”, justifica a deputada.
De acordo com o PL, a Semana de Prevenção deve compreender anualmente a semana que compreender o dia 28 de maio, que é o dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. O objetivo será promover palestras, seminários e campanhas de prevenção à mortalidade materna, momento em que serão desenvolvidas atividades em parceria com a sociedade civil, visando a conscientização sobre o tema.
A morte materna é aquela causada por complicações durante a gestação, ou até 42 dias após o fim da gravidez, quando provocadas por problemas de saúde como hipertensão, desprendimento prematuro da placenta ou doenças preexistentes como as cardíacas, câncer e lúpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário