Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Bom exemplo: Projeto social incentiva leitura no Hran

Estantes literárias em unidade hospitalar foram inauguradas hoje (11) por meio de parceria do governo com instituto filantrópico

Pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) agora têm um motivo a mais para ficar perto dos livros. Na tarde desta segunda-feira (11), o grupo filantrópico Instituto Cultural de Brasília e a Rede Brasília, liderada pela esposa do governador, Márcia Rollemberg, e colaboradora do governo, inauguraram três estantes literárias na unidade de saúde: duas no ambulatório e uma no pronto-socorro. "Queremos que as pessoas troquem as páginas da internet pelas páginas dos livros", afirmou a presidente do Instituto Cultural de Brasília, Carmem Minuzzi.

As três estantes juntas comportam 500 obras e são de acesso livre. "Quem quiser pode levar o livro para casa, mostrar para a família, trazer um novo; a ideia é partilhar", explicou Carmem. A presidente do instituto informou que a cada 15 dias o acervo será reposto com mais volumes coletados por meio de doações. A ideia é que, até o fim do ano, outros hospitais recebam locais literários como o do Hran.

Segundo Márcia Rollemberg, a proposta mostra cuidado com os frequentadores do hospital. "É importante estimularmos a cultura onde quer que seja", destacou. A Rede Brasília está conectada a entidades que atuam no DF. "Buscamos uma vertente institucional entre trabalho voluntário e governo", definiu Márcia Rollemberg. Ela adiantou que serão feitas outras ações na área da saúde em parceria com movimentos sociais, como a reestruturação de brinquedotecas e a campanha de prótese mamária para mulheres que tiveram câncer. "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos", concluiu.

O vice-diretor do Hran, Valdir Nunes, recebeu as representantes do grupo com entusiasmo: "A iniciativa é louvável, e esperamos que outros hospitais recebam também as estantes".

Comemoração
Ainda nesta segunda-feira (11), o Hran homenageou as funcionárias pelo Dia das Mães, comemorado no domingo (10), com lanche, bazar de artesanato, brechó e cortes de cabelo gratuitos.

Também participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Gutemberg Fialho; a diretora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde, Heloísa Araújo; a subsecretaria de Economia Criativa e Solidária da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Karina Rosso; e voluntários do Instituto Cultural de Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário