Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

DE GRAÇA EU VOU - Nesta quarta-feira (24), às 9h, na Exposição Brinquedos à Mão - Coleção Sálua Chequer

A exposição Brinquedos à mão – coleção Sálua Chequer ocupa a Galeria Vitrine da Caixa Cultural de 24 de junho a 23 de agosto. A mostra traz mais de 900 brinquedos antigos e pouco conhecidos das crianças dos grandes centros urbanos de hoje. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra ao lado do artista visual Zé de Rocha.
Os brinquedos da exposição foram feitos à mão por artesãos, que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade. As peças foram reunidas por Sálua Chequer ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
A variedade da mostra é enorme. Nela, estão peças que representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho, como pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para brincar de casinha – mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas – e miniaturas de utensílios domésticos, como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.
Brinquedos mais conhecidos, como pula-corda de sisal, peteca, piões, também podem ser vistos na exposição. Algumas peças podem ser manuseadas por adultos e crianças no espaço chamado de “Cantinho do Brincar”. Um dos objetivos é recuperar a importância e o valor pedagógico dos brinquedos populares para as antigas e as novas gerações.
Serviço: Exposição Brinquedos à mão – coleção Sálua Chequer
Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Brasília-DF, anexo ao edifício Matriz da Caixa)
Visitação: De 24 de junho a 23 de agosto
Horário: de terça a domingo, das 9 às 21 horas
Informações: (61) 3206-9448
Classificação Indicativa: livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência.
Fonte: AchaBrasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário