Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Utilidade Pública - SBD promove dia 7/11 (Sábado), às 9h no HRAN mutirão de consultas de DERMATOLOGIA

No dia 7 de novembro, de 9 às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C - Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Em Brasília o atendimento será no HRAN ( Hospital Regional da Asa Norte)
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão
 
Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD - http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o auto exame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição.

Fonte: SBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário