terça-feira, 28 de abril de 2015

Bom exemplo: Alunos da UnB criam alternativas para ajudar estudantes carentes

O desejo de promover mudanças por meio da educação motivou os jovens a abrirem um cursinho preparatório de vestibular voltado a estudantes de baixa renda


Cobrar dos governantes soluções para as questões sociais do país é, normalmente, a postura adotada pela maioria dos brasileiros insatisfeitos com as injustiças. Mas um grupo de alunos da Universidade de Brasília (UnB) fez diferente. O desejo de promover mudanças por meio da educação motivou os jovens a abrirem um cursinho preparatório de vestibular voltado a estudantes de baixa renda. O que difere a ação de Victor, Rubenilson, Priscilla e Rodrigo de muitas outras é o fato de as aulas serem oferecidas gratuitamente.


Victor Esteves, 20 anos, é presidente e professor de física do Galt Vestibulares. Ele conta o que impulsionou a atitude desse conjunto de amigos. “Queríamos transformar o nosso tempo livre em tempo útil. Tomamos a decisão de começar a partir das férias e então fomos atrás de tudo.” As aulas ocorrem de segunda a sábado em salas de um colégio público de Brasília. De acordo com o diretor da escola, Isley Marth, os jovens o procuraram faltando apenas duas semanas para o início do curso. Segundo ele, atitudes que visam a ajudar ao próximo devem ser valorizadas e apoiadas por toda a sociedade. “Quando soube da iniciativa, fiquei superfeliz. Estou tentando ajudar como posso, pois a ideia é sensacional”, avalia.



Hoje, o cursinho atende a 50 alunos de baixa renda e conta com o auxílio de 23 professores voluntários. Toda a receita utilizada pelos estudantes e professores é proveniente de doações, voluntariado e muita vontade de ajudar. As pessoas interessadas em participar da ação devem estar cursando ou ter cursado o ensino médio em escolas públicas. Outra opção é ter sido bolsista integral em alguma instituição de ensino particular. Sofia Fernandes de Oliveira, 23 anos, é uma das diretoras do Galt e revela a motivação dos voluntários. Para ela, além das dificuldades que os alunos de escolas públicas enfrentam diariamente, ter a chance de formar indivíduos que se preocupem com a cidadania foi especialmente incentivador.

Fonte: CorreioWeb / vertibular.uol

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