Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Audiência pública discute o cumprimento da lei de libras no DF

O cumprimento da lei de libras no Distrito Federal é tema de audiência pública, proposta pela deputada Celina Leão (PDT). O debate acontece nesta quinta-feira (23) às 10h na sede do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil – ICEP Brasil, no SIA Trecho 03, lote 1.240 galpão 1 e 2.

A lei 10.436 conhecida como lei de libras foi sancionada em abril de 2002 e passou a reconhecer a língua brasileira de sinais como meio de comunicação entre surdos, tornando a LIBRAS a segunda língua oficial no Brasil.

As discussões começaram, em âmbito nacional, sobre a necessidade da particularidade linguística da comunidade surda e o uso desta língua em todos os setores, bem como o desenvolvimento de práticas e ações para promover igualdade, inclusão e acessibilidade para esta população que atinge mais de 9,7 milhões de brasileiros e aproximadamente 145 mil pessoas com alguma deficiência auditiva no DF.

“Vamos discutir com a população interessada para buscar alternativas que tornem efetivo o cumprimento da lei de libras, um mecanismo essencial, para a inclusão desta parcela significativa da sociedade”, afirma Celina Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário