Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Câmara Legislativa visita Ceilândia pelo projeto Câmara em Movimento

Na segunda edição do “Câmara em Movimento”, a Câmara Legislativa do DF foi até o estacionamento do Restaurante Comunitário de Ceilândia, nesta quinta-feira (26).  A sessão extraordinária contou com a presença dos deputados Wasny (PT), Telma Rufino (PPL), Rodrigo Delmaso (PTN), Celina Leão (PDT), Professor Israel (PV), Chico Vigilante (PT), Luzia de Paula (PEN), Bispo Renato (PR), entre outros.

Antes do começo da sessão, foi prestado um minuto de silêncio em homenagem ao vigilante Fernando Marques, falecido ontem (25) durante a noite, enquanto estava a serviço na Câmara. O homem teve um ataque cardíaco fulminante e morreu no local.

Após as devidas homenagens, Celina Leão abriu a sessão falando sobre os benefícios de levar a Casa para outros locais do DF. A parlamentar parabenizou a cidade, que faz 44 anos este mês, e exaltou a presença e a participação constante do povo da Ceilândia nas decisões do Distrito Federal.

Alguns deputados pediram a palavra, como o Professor Israel, que discursou sobre as “escolas públicas para rico e escolas públicas para pobre”, em alusão as supostas melhores condições das escolas mantidas pelo estado localizadas no Plano Piloto e aquelas em cidades satélites.

Chico Vigilante usou seu tempo na tribuna para exaltar a cidade, na qual é residente. Disse que “Ceilândia é a 43ª maior cidade do país, maior até que muitas capitais, como por exemplo, Rio Branco no Acre ou Macapá, no Amapá”.  O parlamentar elogiou a iniciativa da “Câmara em Movimento”, usando a célebre frase: “O artista tem que ir onde o povo está”.

Após o discurso de Vigilante, Luzia de Paula avistou Maria de Lourdes Abadia, ex-vice-governadora na gestão Roriz, ex deputada federal pelo DF e uma das figuras mais icônicas na fundação da cidade, em 1971. De pronto, a parlamentar rasgou elogios a Abadia, se referindo a ela como governadora, deputada e até “eterna administradora de Ceilândia”, cargo que Abadia ocupou durante aproximadamente 10 anos. A ex-gestora foi convidada a integrar a mesa da sessão legislativa e lá permaneceu, depois de um emocionado discurso.

Foto: Ricardo Padue/Brasil Notícia


Depois, a sessão foi aberta a participação popular. Cerca de 40 pessoas da comunidade Ceilandense tomaram o púlpito com suas reinvindicações, pedidos, e vez ou outra, elogios aos parlamentares.

O comerciante Carlos Tarcísio Moura, de 34 anos, aprovou a ideia da “Câmara em Movimento”, mas pede “atuação verdadeira” dos parlamentares na cidade. “Não adianta fazer todo esse show aqui para a mídia, se as condições da cidade permanecerem como estão. Precisamos de investimentos pesados em segurança pública e educação, além de infraestrutura básica em localidades como o Sol Nascente”, explicou.

Já a vendedora ambulante Rejane Ferreira, com 29 anos, se empolgou com a iniciativa. “Quando eles vão voltar? Adorei a ideia, muitas vezes as pessoas daqui se sentem excluídas das principais decisões, e este tipo de coisa nos faz sentir mais presentes. Além do que, o movimento aqui está umas dez vezes maior do que o normal, estou vendendo muito”, declarou Rejane.

O administrador de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, também esteve presente no evento. Apesar dos inúmeros problemas encontrados na região, o administrador disse se sentir "feliz", pela cidade ser contemplada com o projeto. "Acredito que muitas das leis que beneficiam nossa cidade serão discutidas aqui, hoje (...) por estarem mais perto do povo, os deputados facilitam a comunicação e consequentemente auxiliam nossa comunidade", relatou.

Vilson, porém, admitiu que a cidade tem diversos pontos carentes que necessitam da atenção dos parlamentares. "As nossas reivindicações são muitas, com certeza temos pendências de governos anteriores, mas aqui os deputados verão os pedidos da população, e aos poucos vamos resolvendo", garantiu.

Fonte: Brasil notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário