Governador Agnelo Queiroz diz que Saúde do DF está entre as mais avançadas do país. Entretanto, não foi o que constatou a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Celina Leão (PSD). “Isso é um absurdo, uma falta de respeito com o Servidor Público e com os pacientes. Este equipamento é tão antigo que deveria estar em um museu”, avalia a deputada.
Declação do secretário de Saúde, Rafael Barbosa em entrevista ao Jornal Brasília em Dia: “A Secretaria da Saúde, em uma primeira etapa, investiu na modernização da rede. Hoje, o DF é a única unidade da federação que tem quase 100% de seus hospitais e centros de saúde com prontuário eletrônico informatizado. O doente que é atendido no Hospital de Base, se chegar no hospital de Brazlândia, tem o prontuário dele direto no computador. Dessa forma, evita-se uma série de perda de exames que se tem que repetir, receitas, histórico do paciente.”
Durante visita ao Posto de Saúde do Núcleo Bandeirante, a deputada Celina Leão se deparou com um arquivo morto que ocupa a maior sala do local, com inúmeras prateleiras abarrotadas de prontuarios, que continuam sendo feitos artesanalmente. “É uma situção vergonhosa para a capital do país e, ainda contradiz todo o discurso do governo de que informatizou a Saúde”, lamenta Celina Leão.
Fonte: Celinaleao.com.br - Jornalista Irene Cavalvante
Nenhum comentário:
Postar um comentário